| Mapa do Site |

Tamanho do Texto: Grande / Normal / Pequeno |

 
             
  Home Sobre nós   Segmentos   Produtos & Serviços   Novidades   Contato
 

Novo e-mail - vendas.eurotherm.br@schneider-electric.com

Telefone - +55 19 3112-5333

Você está aqui >> Home >> Produtos & Serviços >> Controladores >> Multi Loop >> Controlador de Vácuo e Temperatura

Produtos & Serviços

Controladores

Multi Loop

3500 Loop Simples/Duplo

2704 Controlador Avançado

Mini8 Controlador 16 Loops

2500 Controlador Modular

Pressão e Extrusão

Potencial de Carbono

Forno à Vácuo

Câmara Atmosfera

Caldeira

Controlador de Vácuo e Temperatura Combinados 2704VC

 

Agora é possível com um único controlador da Eurotherm

 

Através da criação de uma função especial de controle de vácuo para o controlador modelo 2704, processos complexos como os encontrados em fornos a vácuo de tratamento térmico, podem utilizar uma única função combinada de controle para poupar custos e espaço.

 

Esta instalação multi-funcional também pode ser útil para processos similares com vácuo, como congelamento a seco, autoclaves, fornos de semicondutores e fornos CVD.

 

Aplicação do Produto

Calor complexo, ciclos de pressão e vácuo, como os encontrados em fornos avançados de tratamento térmico, geralmente exigem programadores de alta especificação ou CLPs.

 

 

 

Nestes casos, a função de controle de temperatura pode ser controlada sozinha usando um ou mais controladores de temperatura, em modo cascata ou loop simples. Às vezes, onde bolsas de vácuo são utilizadas, a pressão pode ser também regulada pelo mesmo controlador.

 

De qualquer maneira, além das funções de controle de temperatura e pressão, sistemas desse tipo podem ter também uma unidade dedicada ao controle de vácuo, criada e construída para os padrões tradicionais, adicionando custo e volume considerável ao equipamento.

 

Especialistas em OEMs & Tratamento Térmico

A introdução da opção de vácuo ao 2704 permitiu a Eurotherm integrar os controles de funções vácuo e temperatura em uma unidade, proporcionando aos especialistas de OEMs e controle térmico uma solução de controle mais compacta e econômica do que as disponíveis até então. Removendo a necessidade de um controlador de vácuo caro em separado pode-se reduzir o tamanho de um CLP de controle de sistema, ou em alguns casos removê-lo completamente. A Eurotherm afirma que o 2704 é o primeiro controlador de temperatura em formato DIN a oferecer esta função.

 

Níveis altos e baixos de vácuo – troca suave

Operacionalmente, o uso de somente um 2704 neste tipo de aplicação pode oferecer vantagens em eficiência de processos. A unidade proporciona uma tela mais informativa do que os controladores de vácuo tradicionais, e também proporciona uma função de troca suave entre níveis alto e baixo de vácuo. Esta função não se encontra normalmente disponível em controladores de vácuo de design tradicional, uma desvantagem que vem sido considerada causa de problemas dentro de alguns processos de tratamento térmico.

 

A função vácuo do 2704 está disponível em dois níveis:

  1. A opção 1-indicador (V1) proporciona uma entrada para um indicador simples de vácuo, seis setpoints de on/off, pausa de bomba de desbastamento, detecção de vazamento e página de sumário de vácuo.

  2. A opção de 3-indicadores (V3) proporciona todas as instalações do V1 e mais a facilidade de medir dois outros indicadores.

Como parte da opção V3, uma das entradas adicionais de indicador é direcionada ao indicador de alto vácuo o qual necessita ser desligado em baixo vácuo para prevenir danos ao sensor. Um bloco de software dedicado para troca permite que ambas as entradas de indicadores de alto e baixo vácuo sejam usadas para uma medição sem bomba da câmara de vácuo.

 

A função de vácuo também incorpora uma série de medidas específicas de vácuo e opções de telas, como, notação científica (de 9.99E-9 a 9.9E+9), uma opção de entrada Log10 para indicadores com tipos de respostas logarítmicas, tabelas de linearização de sensor específico de processo de armazenamento e seleção de animação do programador como página principal ou de exibição de sumário.

 

Notas técnicas

Das muitas técnicas usadas para evacuar as câmaras de vácuo, a mais comum é o uso de uma bomba de difusão, apesar da bomba criogênica estar se tornando popular. Quando se usa uma bomba de difusão é necessário colocá-la entre a câmara do forno e uma bomba rotatória mecânica (roughing). A área entre a bomba de difusão e a bomba mecânica é chamada câmara backing.

 

A bomba mecânica coloca a pressão da câmara backing abaixo da pressão máxima da bomba de difusão. Somente quando este nível baixo de pressão for atingido a bomba de difusão pode operar corretamente.

 

Em um sistema de fornos típico de uma câmara simples, haverá três indicadores de vácuo: Na câmara (ou forno) de vácuo principal haverá 2 indicadores, um para baixo vácuo (indicador pirani >10 -3 mB) e o outro para alto vácuo (Active Inverted Magnetron AIM) indicador <10 -8 mB. O indicador da câmara backing, outro pirani, é tratado em uma entrada separada.

 

As duas entradas da câmara principal serão necessárias para fazer a troca automática, similar a maneira que o sensor de termopar e pirometria são solicitados na troca em altas temperaturas. Ambos os tipos de indicador de vácuo (cada uma fonte de energia de 24vdc) dá uma saída de logaritmo de 2-10vdc cobrindo faixas separadas de vácuo. As unidades mais comuns são calibradas em mB, Torr ou Pascal. Para ser possível de mostrar valores de alto vácuo ao operador é sempre usada notação científica e essa função é parte das opções do 2704.

 

Em uma seqüência típica, um CLP em conjunto com um controlador de vácuo irá isolar a câmara backing do forno e ligar a bomba backing. Quando esta câmara alcança o vácuo desejado, o CLP vai mudar os intertravamentos para permitir que a bomba de difusão evacue o forno. De novo, quando o forno atinge o vácuo desejado, o CLP vai permitir que o perfil de temperatura criado seja iniciado, enquanto continua monitorando o vácuo necessário que deve ser mantido.

 

 Documentação

 
 

©2008 Eurotherm | Informação Legal & Política de Privacidade | Powered by Eurotherm™ Brazil