| Mapa do Site |

Tamanho do Texto: Grande / Normal / Pequeno |

 
             
  Home Sobre nós   Segmentos   Produtos & Serviços   Novidades   Contato
 

Novo e-mail - vendas.eurotherm.br@schneider-electric.com

Telefone - +55 19 3112-5333

Você está aqui >> Home >> Segmentos >> Vidro >> Legionella

Segmentos

Água

Legionella

Monitoramento,  Controle e Prevenção da Bactéria Legionella
 

Armazenamento e Distribuição de Água Quente e Fria

 

Requisitos: Os Proprietários e Operadores de Sistemas de Distribuição de Água tem
a responsabilidade legal de certificar que o risco de contaminação por Legionella pelos usuários esteja sob controle. Tais sistemas se encontrariam em hotéis, hospitais, escolas, centros ao ar livre, conveniência pública, residências... Manutenção inadequada de sistemas de água quente e fria assim como sistemas mal desenhados ou mal executados podem levar à riscos de saúde.

 

Documentações de Legislação e Recomendação Atuais

 
  • Health and Safety Comission, HSC (Comissão de Saúde e Segurança da Inglaterra) aprovou o código de prática e recomendação L8 (2000).

  • A Saúde e Segurança no Trabalho etc Act 1974.

  • Os Regulamentos de Gerenciamento de Saúde e Segurança no trabalho 1999

  • Regulamentos COSHH 1999

Operação

 

A Health and Safety Comission, HSC (Comissão de Saúde e Segurança da Inglaterra) com o Código de Prática e Recomendação Aprovado L8 (2000) fundamenta que uma ação para controlar o risco de contaminação por legionella deve ser tomada por serviço especializado externo contratado, cuja responsabilidade de garantir a competência de tais serviços se encontra inteiramente nas mãos de proprietários e operadores do sistema.

 

Registros

Registros são as atividades críticas que permitem ao proprietário ou operador do sistema demonstrar que procedimentos de avaliação e monitoramento estão sendo feitos.

Registros são divididos em duas áreas distintas:
Registros de avaliação de riscos: Estes registros devem conter detalhes referentes à Avaliação de Riscos feita nos sistemas existentes e novos e deverão conter detalhes do uso e não-uso do sistema. Os registros devem ser retidos pelo período ao qual ele se aplica e por no mínimo mais dois anos.

Registros de ponto de monitoramento

Registros de medições dos pontos de Monitoramento de Temperatura identificados e declarados. Os registros de monitoramento devem ser retidos por no mínimo cinco anos. Estes registros de Avaliação de Riscos e Ponto de Monitoramento são adicionais a qualquer registro e notas de Treinamento de Pessoal, qualquer procedimento de limpeza e desinfecção com certificado associado e a resultados de qualquer análise química.

Sumário de responsabilidade

É responsabilidade do operador garantir que a operação de qualquer sistema não apresente nenhum risco à saúde e segurança dos usuários do sistema, incluindo funcionários, visitantes do campo ou o público geral.

Avaliação de risco

A operação do sistema deve ser avaliada de dois em dois anos ou quando houver uma razão para suspeitar que a operação do sistema não é mais válida.

Por exemplo:

  • Mudança no fornecimento de água

  • Resultados do monitoramento da temperatura

  • Persistência em resultados positivos de legionella

  • Um caso de doença do legionário que pode ser associado ao sistema

 

 

Monitoramento de temperatura para sistemas de água quente e fria

Para todos os sistemas de purificação de água quente, a temperatura de entrada e a temperatura de saída devem ser monitoradas continuamente.

A água quente deve ser armazenada em 60°C e distribuída de tal maneira que alcance as torneiras de saída a 50°C dentro de 1 minuto da abertura da torneira.

Se a água não for tirada do sistema regularmente, por exemplo, diariamente, a temperatura deverá ser elevada acima de 60°C por no mínimo 1 hora antes de ser usada.

Para atingir as recomendações da atual Legislação e Guia, os sistemas de armazenamento de água irão normalmente necessitar de um sistema independente de monitoramento de temperatura.

Um campo comum poderia necessitar de até 1000 pontos de monitoramento de temperatura, tais como: torneiras, recipientes de armazenamento, entradas principais. A implementação exata será escalonada pelo número, tamanho e distribuição física de pontos no local.

Tendo que fornecer água nas saídas de torneira a 50°C pode-se introduzir o risco de queimadura, isso pode ser particularmente importante onde crianças e idosos podem estar em risco.

Por Exemplo:

Consultórios pediátricos, creches e residências. A instalação de torneiras de água quente e fria que se misturam deve ser feita para permitir que a temperatura seja mais baixa e segura na saída. Nessas situações, é essencial que os pontos de monitoramento de temperatura sejam posicionados corretamente.

 

O sistema de Aquisição de Dados da Eurotherm oferece duas abordagens para uso nestas aplicações, cada qual proporcionando uma série de funções únicas:

 

Abordagem de Rede:

 
  • A capacidade de rede dos instrumentos permite que os dados sejam periodicamente enviados para um servidor local ou um PC remoto para visualização e um processamento subseqüente.

  • Notificações e alarmes podem ser enviados por mensagem de texto SMS e e-mail, o        que permite que o sistema promova um serviço e suporte avançados.

 

Abordagem sem Rede:

 

·         Em campos onde o acesso à rede não é possível, o acesso aos instrumentos pode ser conseguido por link de rádio remoto ou manualmente, com a ajuda de um PC portátil ou um dispositivo PDA (Personal Digital Assistant).

 

Funções Genéricas:

 
  • Testes individuais e contínuos monitoram as temperaturas das entradas e saídas do tanque de armazenamento assim como o alimentador de água fria.

  • Cada entrada é registrada, alarmada e armazenada dentro do produto, tipicamente por até 3 meses, apesar desse período depender da capacidade do sistema.

  • Indicador de alarme através de pacote de monitoramento remoto

  • Em locais que tem grande demanda de fornecimento de água, a medição do uso pode ser incluída e os cálculos podem ser usados para habilitar o alarme quando houver um uso excessivo indicando possível vazamento ou uso impróprio.

  • O software de relatório de Legionella é um pacote criado com o propósito de permitir que o usuário crie os relatórios necessários baseados em formatos padrão (já inclusos no pacote) ou customizados.

  • Para complementar os sistemas de hardware a Eurotherm oferece suporte no campo e serviços de calibração para redução de custos do proprietário.

 
 

©2008 Eurotherm | Informação Legal & Política de Privacidade | Powered by Eurotherm™ Brazil